Igreja Matriz de São Bernardo de Alcobaça

 

A primitiva Igreja de Alcobaça foi construída no século 18, perto do Rio Itanhém, em modesta arquitetura. Foi dedicada a São Bernardo de Claraval, um santo francês do século 12.

Em 20 de outubro de 1795, com a criação da Paróquia de São Bernardo d'Alcobaça, foi elevada à condição de Igreja Matriz.

A construção do templo atual teria começado por volta de 1850 ou antes, pois na Falla do Presidente da província da Bahia, de 1/3/1852, ele cita que "A Igreja de Alcobaça não está concluida, e a mesma parte feita precisa de reparos". Continuava em construção, em 1859, de acordo com a Falla do Presidente, de 15 março daquele ano. Em 1872, as duas torres estavam em construção, além de obras nos corredores, tribunas e aumento da sacristia. O templo foi concluído em 1887.

Em 1899 foi criada a Irmandade de São Bernardo, em Alcobaça, para cuidar da Igreja e organizar a Festa de São Bernardo, que acontece desde 1772.

A partir de 1936, a Paróquia foi comandada por padres holandeses da Ordem dos Franciscanos Menores, do Comissariado de Santa Cruz. Atualmente, a Igreja Matriz faz parte da Província franciscana Santa Cruz, com sede em Belo Horizonte, mas é subordinada à Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas.

Em 1958, o telhado cerâmico original foi substituído por amianto e o púlpito foi eliminado. Nos anos 1970, o altar-mor de madeira foi substituído por um de alvenaria.

 

◄ Alcobaça

 

Interior da Igreja Matriz, em divulgação da página da Paróquia no Facebook.

 

Igreja Matriz de Alcobaça

(foto San Bernardo Apart Hotel)

 

Igreja São Bernardo

 

A Igreja está situada na Praça Padre José Porphirio. Por volta dos anos 1980, uma escultura de Cristo foi colocada no centro da Praça, que leva o nome do Vigário da época da construção da Igreja, no século 19.

 

Mapa Alcobaça

 

Igreja Alcobaça

 

Alcobaça Bahia

 

Fotografia antiga da Igreja Matriz de Alcobaça (acervo IBGE).

 

Arquitetura

 

Igrejas Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônio histórico do Brasil.

 

 

 

Alcobaça

 

 

 

 

Igreja Matriz de São Bernardo de Alcobaça