Igreja Matriz de São Bernardo de Alcobaça
A primitiva Igreja de Alcobaça foi construída no século 18, perto do Rio Itanhém, em modesta arquitetura. Foi dedicada a São Bernardo de Claraval, um santo francês do século 12.
Em 20 de outubro de 1795, com a criação da Paróquia de São Bernardo d'Alcobaça, foi elevada à condição de Igreja Matriz.
A construção do templo atual teria começado por volta de 1850 ou antes, pois na Falla do Presidente da província da Bahia, de 1/3/1852, ele cita que "A Igreja de Alcobaça não está concluida, e a mesma parte feita precisa de reparos". Continuava em construção, em 1859, de acordo com a Falla do Presidente, de 15 março daquele ano. Em 1872, as duas torres estavam em construção, além de obras nos corredores, tribunas e aumento da sacristia. O templo foi concluído em 1887.
Em 1899 foi criada a Irmandade de São Bernardo, em Alcobaça, para cuidar da Igreja e organizar a Festa de São Bernardo, que acontece desde 1772.
A partir de 1936, a Paróquia foi comandada por padres holandeses da Ordem dos Franciscanos Menores, do Comissariado de Santa Cruz. Atualmente, a Igreja Matriz faz parte da Província franciscana Santa Cruz, com sede em Belo Horizonte, mas é subordinada à Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas.
Em 1958, o telhado cerâmico original foi substituído por amianto e o púlpito foi eliminado. Nos anos 1970, o altar-mor de madeira foi substituído por um de alvenaria.
Interior da Igreja Matriz, em divulgação da página da Paróquia no Facebook.
Igreja Matriz de Alcobaça
(foto San Bernardo Apart Hotel)
A Igreja está situada na Praça Padre José Porphirio. Por volta dos anos 1980, uma escultura de Cristo foi colocada no centro da Praça, que leva o nome do Vigário da época da construção da Igreja, no século 19.
Fotografia antiga da Igreja Matriz de Alcobaça (acervo IBGE).
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Igreja Matriz de São Bernardo de Alcobaça