No século 16, as terras do atual município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, pertencia à Capitania de Porto Seguro. Portugueses chegaram à região em busca de metais preciosos e, posteriormente, engenhos de açúcar instalaram-se nessas terras.
A capela de São José foi construída em 1768 na antiga aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses. Em 1769, a aldeia foi elevada à condição de vila, cuja instalação ocorreu em 1779 com o nome de Vila de São José de Porto Alegre. Em 1931, o município de Porto Alegre passou a se chamar Mucuri.
O Rio Mucuri nasce na Serra do Chifre, em Minas Gerais, percorre 321 km e deságua no Oceano Atlântico, margeando a sede municipal de Mucuri. É navegável apenas na Bahia e tem uma grande densidade de peixes.
A atual Igreja Matriz da Paróquia de São José é de construção recente.
Hoje, o município possui 40,5 mil habitantes (2014) e é um importante destino turístico do sul da Bahia. Possui 35 km de belas praias, um animado Carnaval e festas juninas.
Mucuri abriga a Suzano Bahia Sul, um megaempreendimento industrial na área de papel e celulose, iniciado em 1989, e que conta com uma grande floresta de eucaliptos plantados. A Suzano desenvolve também, na região, o programa Apicultura Sustentável, que envolve comunidades vizinhas.
Existem algumas trilhas ecológicas, como a do Parque Ecológico do Rio Mucurizinho, a Passarela Ecológica Gigica e passeios pelo litoral.
Passarela Ecológica Gigica (divulgação).
Instalações da Pousada e Restaurante Kambuká. Mucuri possui boa infraestrutura para o turista.
Unidade da Suzano Bahia Sul, um megaempreendimento iniciado em 1989. É uma joint-venture entre a Companhia Suzano Papel e Celulose e a Vale, para produzir celulose para o mercado externo. Tem capacidade para produzir 2.840 ton/dia.
Praia dos Coqueiros e suas falésias coloridas, em Mucuri.
Rio das Ostras
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Divulgação
J. Freitas
Divulgação
Divulgação