Polo Industrial

 

O Polo Industrial de Camaçari é o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com mais de 90 empresas. Fica a 50 km de Salvador. As primeiras implantadas eram principalmente empresas químicas e petroquímicas. Depois vieram indústrias do ramo automotivo, de celulose, metalurgia, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços.

O Polo começou a operar em 1978, inicialmente com indústrias petroquímicas. Em 2012, tinha um faturamento anual de US$ 15 bilhões, gerando cerca 45 mil empregos, 15 mil diretos e 30 mil indiretos.

Uma das preocupações constantes desse imenso complexo é com o meio ambiente e a sustentabilidade. A CETREL foi criada para coordenar as ações voltadas para o tratamento, disposição final dos efluentes, resíduos industriais e monitoramento ambiental.

O Polo tem localização estratégica, com fácil acesso às indústrias através das rodovias BA-093 e BA-535 (Via Parafuso), ferrovias, portos e aeroportos. Fica a cerca de 5 km da Cidade de Camaçari, a 7 km da Cidade de Dias D'Ávila e a 30 km de Salvador.

Mais: Economia da Bahia

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Camaçari BA, Polo Petroquímico.

 

Mapa Polo Camaçari

 

Polo Petroquimico

 

Acima, vista de parte do Polo Industrial de Camaçari.

 

Geradores

 

Mapa de distâncias do Polo de Camaçari divulgado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC (editado).

 

Instalações da fábrica de aerogeradores da Gamesa em Camaçari, inaugurada em 2011. O Estado tem tradição no uso de energias renováveis. Atualmente, a Bahia é o maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica.

 

Mapas Bahia

 

Turismo Camaçari

 

 

◄ Camaçari

 

Polo Industrial

 

 

Divulgação

 

 

 

Manu Dias