Economia
Nos últimos anos, a Bahia vem apresentando um vigoroso crescimento econômico, bem acima da média nacional.
Em 2013, o PIB baiano cresceu mais que a média nacional. Em especial, o PIB industrial cresceu 6,6%, três vezes mais que a média do Brasil. Desde 2016, a Bahia ocupa a 6ª posição entre os estados mais ricos, depois de SP, RJ, MG, RS e PR, segundo dados do IBGE.
Água de Meninos, trecho do secular complexo portuário de Salvador, com o terminal de contêineres. Dos séculos 16 ao 19, Salvador era um dos principais portos de todo o continente americano. No século 21, o Porto volta a ganhar destaque no cenário mundial.
Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco: estação da Jequitaia (atual Calçada), em Salvador, fotografia dos anos 1870 de Pedro K. Vasquez. O engenheiro baiano Theodoro Sampaio teve importante participação no projeto do empreendimento. Posteriormente, essa estrada de ferro foi explorada por outro engenheiro baiano: Miguel de Teive e Argollo, um dos pioneiros na construção de ferrovias.
A Bahia foi pioneira na construção naval do Brasil, fundada por Thomé de Sousa. O baiano José Antônio Caldas (1725-1782) foi o mais importante engenheiro brasileiro até a sua época. No século 19, os engenheiros baianos tiveram atuação de destaques na construção do Brasil, não apenas no Nordeste, mas também no Sul e Sudeste, construindo pontes, portos e ferrovias. Outros engenheiros baianos importantes foram os irmãos André, José e Antônio Rebouças e os irmãos Lacerda. No século 20, surgiram as gigantes construtoras baianas, a Odebrecht e a OAS.
Planta da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari, o maior complexo industrial integrado da América, fora dos EUA. A Braskem é uma gigante baiana fundada, em 2002, pela fusão de indústrias do setor petroquímico, principalmente de Camaçari. Em 2012 já possuía 36 unidades industriais (29 no Brasil, cinco nos EUA e duas na Alemanha). Está presente em mais de 70 países.
Copyright © Guia Geográfico - Bahia Turismo. |
Acima, o arquiteto e urbanista baiano Sidney Quintela (em entrevista para o Correio da Bahia). Sua empresa tem projetos em vários estados do Brasil e em vários países da Europa, América e África. Tornou-se, nos últimos 15 anos, uma das mais importantes empresas de arquitetura do País.
Uvas em Morro do Chapéu. O município baiano, na Chapada Diamantina é conhecido por seu clima europeu ameno, devido à altitude. As uvas são originárias da região de Champagne, na França. Há mais de duas décadas, a Bahia é um dos polos nacionais de produção de vinhos.
O imponente Elevador Lacerda, ligando a Cidade Baixa à Cidade Alta de Salvador. Inaugurado em 1873, era o mais alto elevador público do mundo na época. Representou uma audaciosa obra de engenharia dos irmãos baianos Lacerda.
Parque eólico em Sento Sé, no Vale São Franciscano. A Bahia é o maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, com cinco fábricas de componentes para geradores eólicos e dezenas de projetos de usinas elétricas movidas pela força do vento.
A Bahia é também um dos estados pioneiros em projetos de energias renováveis, com sucesso no uso de energia solar para pequenas comunidades rurais. O Estado que foi o berço da engenharia brasileira, tem sido agora um exemplo nacional em desenvolvimento sustentável.
Aviões baianos fabricados em Barreiras pela Aero Centro Aeronaves. Produz aviões executivos e esportivos.
Instalações do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. O Parque está altamente equipado para o desenvolvimento e pesquisa em tecnologia e foi sede do III Campeonato de Robótica Lego. Conta com alguns laboratórios, biblioteca, museu e abriga algumas empresas de tecnologia. As instalações receberam o nome do engenheiro baiano José Walter Bautista Vidal (1934-2013), idealizador do Proálcool.
Manu Dias
Cavalos de corrida, quarto de milha, criados na Fazenda São Francisco, em Cabaceiras do Paraguaçu, na Bahia.
O trio elétrico do Chiclete com Banana, no Carnaval de Salvador. Tecnologia baiana a serviço da maior festa do mundo. O trio elétrico foi inventado por Dodô e Osmar e transformou-se num sofisticado sistema de Engenharia de Som. A invenção baiana é sucesso em todo o Brasil e a construção de trios elétricos na Bahia adquire patamares cada vez maiores.
Economia
Divulgação
Patrick Silva
Manu Dias
Manu Dias
Divulgação
Manu Dias