O município de Mata de São João guarda grande patrimônio histórico, possui imensas belezas naturais, 28 km de praias, mata atlântica, rios, lagoas e coqueirais. Tem 44 mil habitantes (2013) e é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A história conhecida do município começa em 1549 quando Garcia d'Ávila, membro da comitiva de Thomé de Sousa, estabeleceu-se na região, que era habitada pelos tupinambás. Em uma colina, perto da atual Praia do Forte, Garcia d'Ávila começou a construir seu castelo, em 1551. A Torre do Castelo tinha localização estratégica para a defesa do território.
Hoje, as principais atividades econômicas do município tem relação com o turismo, principalmente em Praia do Forte, Imbassaí e Sauípe.
Mata de São João
Vista de Praia do Forte, no litoral de Mata de São João, o principal destino turístico do litoral norte da Bahia.
Uma pérola da colonização americana. A Casa da Torre de Garcia d'Ávila, do século 16, é um dos mais importantes patrimônios históricos do Continente. Sede de um imenso território do Nordeste brasileiro, representa um importante estilo da época. Estava integrado ao sistema de defesa português.
Aspecto do litoral matense, com seus imensos coqueirais.
Praia de Santo Antônio, em Mata de São João.
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
J. Freitas
Eduardo Moody
Divulgação