Espaço Frans Krajcberg
Frans Krajcberg (1921 - 2017) foi um artista plástico polonês, naturalizado brasileiro, que residia em Nova Viçosa, desde 1972, onde estabeleceu um espaço cultural.
Frans Krajcberg nasceu em Kozienice, Polônia, em 1921. Perdeu sua família em um campo de concentração nazista, durante a II Guerra Mundial, então se alistou na Armada Vermelha Soviética. Adoeceu e foi internado em Belarus, onde começou a pintar. Depois seguiu para Leningrado (São Petersburgo), onde estudou artes e engenharia, por pouco tempo. Em 1941, integrou a Segunda Armada Polonesa e passou por Uzbequistão, Varsóvia e Berlim.
Após a Guerra, estudou na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Em 1947, estava em Paris e de lá veio para o Brasil, no ano seguinte. Trabalhou no Museu de Arte Moderna de São Paulo, depois passou tempos no Rio de Janeiro, Paraná e Europa.
Com o amadurecimento, seu trabalho foi direcionado para o uso de materiais da natureza, influenciado pelos horrores que presenciou na Guerra.
Por volta de 1970 foi para Nova Viçosa, a convite do arquiteto e artista baiano Zanine Caldas (1919-2001), mestre no trabalho com madeira. Zanine influenciou os trabalhos de Krajcberg, a partir de então. Era uma arte associada ao meio ambiente, com motivos da natureza. Mas a sua madeira queimada, em vermelho e preto, era um reflexo da Guerra que participou. A partir de 1972, Krajcberg passou a residir em Nova Viçosa, no Sítio Natura.
Em 2001, Krajcberg começou a montar seu Museu Ecológico, em Nova Viçosa. Faleceu em novembro de 2017, aos 96 anos. Deixou seu espaço cultural no Sítio Natura.
Frans Krajcberg, em Nova Viçosa, junto a uma de suas esculturas publicadas em seu site krajcberg.blogspot.com.
Casa na árvore, no Sítio Natura, construída por Krajcberg, com projeto do arquiteto baiano Zanine Caldas, sobre um tronco de oiti (Foto Tatiana Azeviche).
Parte das instalações do Museu Ecológico do Sítio Natura (Fotos Tatiana Azeviche).
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Espaço Frans Krajcberg