História e Dados de Prado
Praça da Matriz, com a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, construída em 1876. A freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado, foi criada em 1795, o primeiro templo era de taipa.
Até o século 18, a maioria dos habitantes da região eram os índios aimorés, que chamavam o local de Jucuruçu, nome do Rio que banha a Cidade. Formou-se uma povoação às margens desse Rio, que veio a se chamar de Prado.
Em 1755, a povoação foi elevada à condição de vila, instalada em 22 de dezembro de 1764.
Em 1795, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado.
Em 1876, foi inaugurada, entre Porto Seguro e Prado, a linha telegráfica com 144 km de extensão
Em 2 de fevereiro de 1886, Prado foi elevada à condição de cidade, pela Lei Provincial № 129. Nessa época, inaugurou-se a iluminação a querosene.
Em 1914, os missionários presbiterianos fundaram uma escola paroquial em Prado, depois, Instituto Evangélico de Monte Belo.
Hoje, o município de Prado, a 785 km de Salvador, é um dos polos turísticos do sul da Bahia. A Cidade possui rico patrimônio histórico e cultural. Abriga algumas edificações do século 19. Anualmente ocorrem o Festival Gastronômico e Cultural, a Festa da Padroeira, a Marujada e animadas festas juninas.
População: 29 mil habitantes (2014). Vegetação: floresta ombrófila densa e manguezais. Relevo: planícies deltaicas, tabuleiros costeiros, estuarinas e praias. São 84 km de litoral.
Em Prado
Manguezal em Barra do Cahy.
Puxada de rede em Prado.
Falésias da Praia do Tororão
João Ramos
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
João Ramos
João Ramos
João Ramos