Museu Náutico da Bahia
Museu Náutico da Bahia, instalado no Forte da Barra, apresenta conhecimentos e acervo sobre a hidrografia, navegação, naufrágios e sinalização náutica da Bahia nos séculos 17 e 18. Possui várias peças, maquetes e cartas náuticas antigas, em seu acervo. Existe muito material sobre a arqueologia submarina. O conjunto arquitetônico militar, entretanto, é a principal atração do Museu.
Em 1974, foi inaugurado, no Forte, o Museu de Hidrografia e Navegação. Em 1998, após uma restauração das instalações, o Museu foi reinaugurado com o nome atual.
O Naufrágio do Galeão Sacramento
O naufrágio do galeão português Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral de Comércio do Brasil, é um dos principais temas do Museu.
Na noite de 5 de maio de 1668, o galeão, com cerca de 500 toneladas, naufragou após chocar-se com um banco de areia, próximo ao Rio Vermelho. Morreram mais de 400 pessoas e sua valiosa carga afundou junto com a embarcação.
O alarme do naufrágio ocorreu com um tiro de canhão do Forte da Barra, conforme o protocolo da época.
Em 1976, organizou-se uma expedição para resgatar parte da carga e equipamentos do galeão. Parte desse acervo está exposto no Museu. Outra parte continua no sítio arqueológico submarino do Galeão Sacramento.
Entrada do Museu Náutico, instalado no Forte da Barra.
Instalações do Museu Náutico.
Na Barra
Antigos equipamentos de sinalização náutica.
Bairro da Barra
Museu Náutico da Bahia
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Rita Barreto
Rita Barreto