Santa Casa da Misericórdia

 

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia foi fundada em 1549, pela Irmandade, e abrigou o primeiro hospital da cidade. É um patrimônio histórico nacional.

A instituição tem origem católica portuguesa, embora não seja diretamente subordinada à Igreja. A Santa Casa está presente em várias cidades do Brasil. A da Bahia foi a primeira fundada no País.

Abriga a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. O templo primitivo foi construído entre o governo de Thomé de Souza e o de Mem de Sá. Provavelmente foi muito danificada após os vários bombardeios de ingleses e holandeses no final do século 16 e início do século 17.

A Igreja atual foi construída em 1653. A partir de 1722, foram realizadas obras de complementação e embelezamento.

Além da Igreja, o conjunto arquitetônico inclui dependências para assistência social, sacristia, claustro e a bela sala do Consistório. Em 1716, foi inaugurado um recolhimento para mulheres. Possui obras de arte de valor inestimável.

Hoje funciona também no local o Museu da Misericórdia.

Fica na Rua da Misericórdia, Centro Histórico.

Site oficial: www.scmba.com.br

 

 

 

Santa Casa Salvador

 

As Melhorias no Século 18

Realizadas a partir de 1722. Foram colocados os azulejos das paredes das naves e, em 1728, foi ordenado a conclusão da torre. Em 1733, decorou-se o forro do coro de cima, com florões de talha, pintura e douramento. Em 1735, concluiu-se a talha da capela-mor.

 

Obras de Arte

A Santa Casa abriga obras de arte de inestimável valor, como os azulejos que reproduzem a Procissão dos Fogaréus, que a Irmandade realizava na noite de Quinta-Feira Santa. As imagens de São Cosme e Damião vieram da Igreja da Palma, em 1735. Inclui também mobiliário dos séculos 17 e 18.

A sala do Consistório possui um painel, de 1732, representando seis figuras de mulher: a Beneficência, a Fidelidade, a Concórdia, a Honra, a Liberdade e a Razão. Possui também um magnífica galeria de retratos.

O Museu da Misericórdia expõe muitas outras obras.

 

Igrejas Salvador

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas da Bahia

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

 

Santa Casa da Misericórdia

 

C. Knepper