Santa Casa da Misericórdia

 

A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Lisboa, em 1498, pela Rainha Leonor de Lencastre (1458-1525). A instituição tem origem católica portuguesa, embora não seja diretamente subordinada à Igreja. Hoje, a Santa Casa está presente em várias cidades do Brasil.

De acordo com as referências de Carlos Ott (A Santa Casa de Misericórdia da Cidade do Salvador, 1960), não se sabe qual foi mesmo a primeira Santa Casa da Misericórdia fundada no Brasil. Carlos Ott, entretanto, transcreve em seu livro uma carta do rei de Portugal, de 1718, em que o monarca afirma ser a Sancta Caza da Mizericordia da Villa de Porto Seguro de Nossa Senhora da Penna, [...] a primeira e mais antiga que houve, e há naquelle Brazil.

Sabe-se que, em 1543, Braz Cubas inaugurou o Hospital de Todos os Santos, na Capitania de São Vicente. O alvará de privilégios para esse hospital foi dado por D. João III, em 2 de abril de 1551.

A Santa Casa da Misericórdia da Bahia, em Salvador, foi fundada em 1549, mesmo ano de fundação da Cidade. Em 1560, foi fundada outra Santa Casa em Olinda. Em 1564, foi fundada a Santa Casa de Ilhéus.

A Santa Casa da Misericórdia da Bahia abriga a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. O templo primitivo foi construído entre o governo de Thomé de Souza e o de Mem de Sá. Provavelmente foi muito danificada após os vários bombardeios de ingleses e holandeses no final do século 16 e início do século 17.

A Igreja atual foi construída em 1653. A partir de 1722, foram realizadas obras de complementação e embelezamento.

Além da Igreja, o conjunto arquitetônico inclui dependências para assistência social, sacristia, claustro e a bela sala do Consistório. Em 1716, foi inaugurado um recolhimento para mulheres. Possui obras de arte de valor inestimável.

Hoje funciona também no local o Museu da Misericórdia.

Fica na Rua da Misericórdia, Centro Histórico.

Site oficial: www.scmba.com.br

 

 

 

Santa Casa Salvador

 

As Melhorias no Século 18

Realizadas a partir de 1722. Foram colocados os azulejos das paredes das naves e, em 1728, foi ordenado a conclusão da torre. Em 1733, decorou-se o forro do coro de cima, com florões de talha, pintura e douramento. Em 1735, concluiu-se a talha da capela-mor.

 

Obras de Arte

A Santa Casa abriga obras de arte de inestimável valor, como os azulejos que reproduzem a Procissão dos Fogaréus, que a Irmandade realizava na noite de Quinta-Feira Santa. As imagens de São Cosme e Damião vieram da Igreja da Palma, em 1735. Inclui também mobiliário dos séculos 17 e 18.

A sala do Consistório possui um painel, de 1732, representando seis figuras de mulher: a Beneficência, a Fidelidade, a Concórdia, a Honra, a Liberdade e a Razão. Possui também um magnífica galeria de retratos.

O Museu da Misericórdia expõe muitas outras obras.

 

Igrejas Salvador

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas da Bahia.

 

Turismo Salvador Bahia

 

 

 

Santa Casa da Misericórdia

 

C. Knepper