Igrejas de Salvador

Diz o folclore que Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Segundo a Arquidiocese de São Salvador, a Cidade possui atualmente um número maior. Nos bairros históricos as igrejas católicas amontoam-se e, em muitos casos, levam o nome delas. Em 1961, o distrito de Água Comprida, com suas igrejas históricas, foi emancipado com o nome de município de Simões Filho. Em 1962, foi a vez de Lauro de Freitas.

Salvador possui várias dezenas de templos de grande valor histórico e quatro basílicas: a do Mosteiro de São Bento, a da Conceição da Praia, a do Senhor do Bonfim e a Catedral. Algumas igrejas foram construídas no século 16 e muitas, nos séculos 17 e 18. Não há como falar da Bahia sem se referir às suas igrejas.

Tendo sido a primeira capital do Brasil e ocupando esse posto por mais tempo, Salvador era o destino natural para as primeiras igrejas das ordens católicas no Brasil. As primeiras ordens a chegar foram a dos jesuítas (1549) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (1549), mas existiam clérigos aqui antes da fundação da Cidade. O Clero Secular chegou em 1551. Depois chegaram os Beneditinos (1585), os Carmelitas (1586) e os Franciscanos (1587).

É provável que a Igreja da Vitória tenha sido a primeira de Salvador. Inscrições lapidares indicam que as filhas de Caramuru casaram-se lá, em 1534. A Igreja da Graça foi a provavelmente a segunda.

A primitiva Igreja da Ajuda sediou a primeira paróquia da Cidade, em 1549, e a primeira catedral do Brasil, em 1552.

Até 1892, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia era a sede da única Província Eclesiástica do Brasil e todas as instituições católicas do País eram a ela subordinadas.

 

Igreja e o Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico.

 

Salvador

 

Salvador Antiga

 

 

Salvador

 

Igrejas Salvador

 

 

Catedral Basilica

 

Igrejas Bahia

 

Mosteiro São Bento

 

Antiga São Pedro

 

Imagens Igrejas

 

Mapa Centro Historico

 

Igreja Bonfim

 

Catedral Se Brasil

 

Salvador Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos BA.

Igrejas de Salvador

 

Históricas

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação