Catedral Basílica de São Salvador

A Catedral Basílica Primacial de São Salvador da Bahia está instalada no mais grandioso templo construído pelos jesuítas no Brasil. A pedra fundamental foi colocada em 1656 e a igreja foi oficialmente inaugurada em 1672.

Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, o templo ficou desocupado.

Em 1765, o rei de Portugal, ofereceu o templo jesuíta ao Arcebispo da Bahia para celebrarem os ofícios divinos até que o templo da , que apresentava problemas estruturais, fosse restaurada.

 

Salvador

 

Seu acervo de arte sacra é um dos mais valioso do Brasil. Os dois primeiros altares foram construídos em estilo renascentista maneirista, de 1650. O altar-mor é de 1670. No total, são 13 altares.

O projeto arquitetônico é do irmão Francisco Dias, que chegou em Salvador em 1577. A fachada é toda em pedras de lioz, importadas de Portugal.

Nos nichos sobre as portas estão as imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e S. Francisco de Borja.

Abriga peças do mobiliário do século 16.

Um dos pátios do antigo colégio foi destruído pelo fogo em 1801. Em 1808, foi instalado o Real Hospital na ala que restara. Novo incêndio, em 1905, consome o edifício que é reerguido em estilo eclético para abrigar a Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do país fundada em 1808 e aí instalada desde 1833.

O conjunto arquitetônico é tombado desde 1938, hoje está na lista do IPHAN.

Fica no Terreiro de Jesus.

 

Mapa Centro Historico

 

Missa na Catedral, em 2011, com o altar-mor em restauração.

 

Catedral Se Brasil

 

Igreja Bonfim

 

Salvador
Missa Catedral Bahia

 

A majestosa Catedral Basílica vista do Terreiro de Jesus.

 

Catedral Basilica

 

Turismo Salvador Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos

 

Catedral Basílica de São Salvador

 

Divulgação

 

 

 

 

L. Menezes