A Sé de Palha
Os
primeiros
jesuítas chegaram ao Brasil em missão oficial da coroa portuguesa.
Vieram junto com a frota de Thomé de Sousa para fundar Salvador, em 1549. O
padre Manuel da Nóbrega era o superior da Ordem no Brasil.
Nóbrega e os demais jesuítas construíram, com as próprias mãos, a igreja de Nossa Senhora da Ajuda dentro dos muros da cidade. Ela foi edificada em taipa de pilão e cobertura de palha. Na época, as matas da região eram ricas em jacarandá, vinhático e cedro, madeiras de lei empregadas pelos jesuítas em suas primeiras construções. Posteriormente, a cobertura foi reforçada com ouricuri.
A caravela capitânia do Governador Geral era dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, de onde foi tirada sua imagem por Thomé de Sousa e doada à nova igreja.
No mesmo ano, tornou-se a sede da paróquia de Salvador. O pároco era o padre Manoel Lourenço.
Em 1551, foi criada a Diocese de São Salvador da Bahia e os jesuítas começaram a construir uma nova igreja onde, hoje, fica a Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. A Igreja da Ajuda ficou com o vigário Manuel Lourenço.
Em 1552, chegou Dom Pedro Fernandes Sardinha, o primeiro bispo do Brasil. A igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi cedida pelos jesuítas e provisoriamente consagrada como a Sé Primacial do Brasil, na época, conhecida popularmente como a Sé de Palha.
A Igreja da Ajuda funcionou como catedral até 1553, quando a Sé foi transferida para o templo especialmente construído para tal, na atual Praça da Sé.
Mais: a antiga Igreja da Ajuda, templo de 1572 a 1912, e a atual Igreja da Ajuda.
Monumento ao Padre Manoel da Nóbrega, em frente a atual Igreja da Ajuda, fundada por ele, em 1549. Aos pés, uma índia catequizada representa seu trabalho de missionário junto aos nativos. O monumento é de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico (1873-1943), em bronze e granito. Foi inaugurado, em 1943, no Terreiro de Jesus, em frente à Catedral Basílica. Em setembro de 1999, o monumento foi relocado para o atual local.
Veja uma foto dos anos 1950 com a localização original desse monumento.
A imagem original de Nossa Senhora D'Ajuda trazida de Portugal por Thomé de Sousa e que integrava o altar da Sé de Palha, no século 16. Continua no altar da atual Igreja da Ajuda.
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
A Sé de Palha
Primeira Catedral do Brasil
Divulgação