Igreja de Nossa Senhora da Vitória
A primitiva Igreja de N. Sra. da Vitória foi construída no século 16, em 1534 ou antes. Provavelmente a primeira igreja de Salvador. Essa datação deve-se às inscrições lapidares existentes na sacristia, uma delas refere-se ao casamento de Affonso Rodrigues, natural de Óbidos (Portugal), com Magdalena Álvares, filha de Diogo Álvares Correa (Caramuru), no ano de 1534, indicando ser o primeiro homem a casar-se na Igreja.
Esse casamento foi realizado quando Martim Afonso de Sousa esteve na Bahia, a caminho da Ásia. Junto com ele, vieram alguns frades franciscanos, incluindo o frei Diogo de Borba, enviado como prelado maior da nova Custódia de S. Thomé, na Índia, e o provável realizador do casamento. Casou-se também Filipa Álvares, outra filha de Caramuru, com Paulo Dias Adorno. Nessa mesma época, várias pessoas foram batizadas por esses frades franciscanos.
Sabe-se que Manoel da Nóbrega, que chegou em 1549, relatou que existia apenas uma igreja na região onde Salvador foi fundada. Pedro Calmon (História do Brasil, 1959), então, inferiu ser essa a Igreja da Graça.
Entretanto, é possível que Nóbrega não tivesse considerado como igreja a pequena e distante Capela da Graça, construída por Caramuru, cerca de 1535. Em carta de 15 de abril de 1549, Nóbrega relatou que já existiam clérigos na Bahia, assim, é provável que usassem apenas a Igreja da Vitória em seus serviços eclesiásticos. As igrejas comunitárias eram construídas preferencialmente em local alto, junto da comunidade, como era a Igreja da Vitória.
O templo da Igreja da Vitória foi reconstruído provavelmente logo após a reconquista da Cidade, em 1625, invadida pelos holandeses.
Em 1808, ela foi reformada pela Companhia do Santíssimo Sacramento, com recursos doados por vários benfeitores e pelo Príncipe Regente Dom João, que chegara de Lisboa. Sua fachada, voltada para a Baía de Todos os Santos, foi mudada para o sentido oposto e atual, de frente para o Largo da Vitória.
Nova reforma ocorreu em 1910, com alteração da fachada. A Igreja abriga notáveis obras de arte de Joaquim Pereira de Matos Roseira (1789-1885).
Mais: Vitória antiga ►
A Igreja da Vitória, com sua antiga fachada, representada no Sonho de Paraguaçu por Manoel Lopes Rodrigues, em 1871.
◄ Salvador
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Por Jonildo Bacelar