Igreja e Convento de N. S. da Piedade

 

O Hospício de Nossa Senhora da Piedade, em Salvador, foi fundado pelos capuchinhos franceses, na segunda metade do século 17.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos surgiu em meados do século 16, como uma divisão da Ordem dos Franciscanos.

Os primeiros capuchinhos foram enviados à Bahia pela província da Bretanha, na França. Frei Martinho de Nantes, um dos missionários, dirigiu as missões das aldeias indígenas do Rio São Francisco.

Em 1679, havia, em Salvador, os capuchinhos franceses e os italianos, ambos buscando construir um convento no mesmo terreno doado à Ordem. O Príncipe Regente de Portugal, D. Pedro, concedeu aos franceses a missão de construir o Hospice de Nossa Senhora da Piedade, em Salvador. Esse hospício primitivo foi concluído por volta de 1686.

Em 1700, os capuchinhos franceses foram expulsos do Brasil, por questões políticas. Em 1705, o Hospício foi entregue aos frades capuchinhos italianos, da Congregação da Propaganda Fide.

De 1709 a 1717, os capuchinhos realizaram uma ampliação e reforma do Convento.

Nova reforma e ampliação foi realizada de 1809 a 1825, segundo o projeto dos frades Ambrósio de Arcévia, superior do Convento, e Arcanjo de Ancona. O conjunto arquitetônico assumiu um estilo neoclássico. Nessa época foi construída a magnífica cúpula da igreja, revestida externamente com cerâmica italiana. Devido a infiltrações, a cúpula recebeu um revestimento sobreposto de chapas de cobre, substituídas depois por placas de chumbo (retiradas por volta de 2003).

O interior da Igreja foi dividido em três partes, com colunas romanas. As naves laterais possuem seis magníficos altares, cujos painéis são atribuídos a José Theófilo de Jesus. O quadro de São Francisco, entretanto, é atribuído a Bento Capinam.

Por volta do início do século 20, foi realizada outra reforma, com modificação da fachada. Nos anos '60, o teto foi pintado, encobrindo seus afrescos. O revestimento externo original da cúpula, pode hoje ser visto através de uma cobertura de acrílico.

Site oficial da Província da Bahia e Sergipe.

Fica na Praça da Piedade.

 

A igreja da Piedade, em 1835, por Rugendas. Mais Piedade antiga►

 

Antiga Igreja da Piedade

 

Igreja Piedade

 

Arquitetura igreja Piedade

 

Igreja e Convento de N. Sra. da Piedade, em 2012.

 

Igrejas Salvador

 

Altares Igreja

 

Salvador

 

Interior da Igreja (clique para ampliar).

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil

 

Turismo Salvador Bahia