Igreja e Convento de Santa Teresa

Museu de Arte Sacra - MAS

Universidade Federal da Bahia

 

O Museu de Arte Sacra da UFBA está instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado no século 17. Fica na rua Sodré, próximo à Praça Castro Alves.

Em 1661, seis monges da Ordem dos Carmelitas Descalços portugueses aportaram em Salvador, de passagem para Angola. A pedido dos habitantes locais, permanecerem na cidade e construíram o Convento de Santa Teresa d'Ávila de 1667 a 1676. A igreja foi concluída em 1697.

Em 1856, a Arquidiocese transferiu, para o edifício, o Seminário Arquiepiscopal, que ficou conhecido como Seminário Santa Tereza. Anteriormente esse Seminário funcionava no Convento da Palma. Em 1954, o Seminário foi transferido para a Federação, no atual Campus da UCSal.

 

Fachada do antigo Convento, atual Museu de Arte Sacra.

 

Museu Arte Sacra

 

Em 1959, foi criado o Museu de Arte Sacra (MAS), vinculado à Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Arquidiocese.

O MAS é um dos mais importantes museus de arte sacra do mundo, especialmente com relação as obras luso-brasileiras e ao seu conjunto arquitetônico, tombado pelo Iphan.

O MAS abriga também uma biblioteca, com valiosos documentos e livros em seu acervo de cerca de 5 mil títulos.

A cúpula da Igreja possui uma coroa de consolos em arenito.

As instalações incluem um atelier para restaurações e espaços para exposições e eventos culturais.

 

Ilustração do Convento de Santa Tereza feita pelo arquiteto inglês Edmund Thomas Blacket (1817-1883) com data de 9 de agosto de 1842.

Em 13 de junho de 1842, Edmund Blacket deixou a Inglaterra para se estabelecer na Austrália. O navio em que viajava aportou em Salvador, na Bahia, onde ele fez essa ilustração, em 9 de agosto, e outra de baianas e da porta da Igreja do Corpo Santo, no dia 12. Comprou um sagui e seguiu viagem com o macaquinho, chegando, em Sydney, em 4 de novembro. Na Austrália, tornou-se um dos mais importantes arquitetos do País, onde projetou, por exemplo, catedrais e prédios da Universidade de Sydney.

 

Acima, interior da Igreja de Santa Teresa d'Ávila.

 

Igrejas Salvador

 

Convento Bahia

 

Igreja Santa Teresa

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Igrejas do Brasil.

 

Turismo Salvador Bahia