Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim
Era o Noviciado da Anunciada da Jequitaia fundado pelos jesuítas. Em 1704, os jesuítas receberam o terreno em doação para a construção desse Noviciado. A construção foi iniciada em 1709 e as obras foram dirigidas pelo padre José Aires, com a ajuda do arquiteto e artista jesuíta francês Charles Bellaville, que remodelou o projeto original. Bellaville faleceu em Salvador, em 1730.
Em 1724, a capela estava concluída e, em 1728, o Noviciado foi inaugurado, mas obras complementares continuaram. Em 1759, foi construída a capela mortuária e uma muralha para proteção do edifício contra a ação do mar. Em 1760, após a expulsão dos jesuítas, as instalação passaram à propriedade da Coroa.
Em 1818, o Conde da Palma, governador da Bahia, pediu a D. João VI que cedesse as instalações do antigo Noviciado para que o devoto Joaquim Francisco do Livramento estabelecesse um colégio para órfãos, o qual foi inaugurado em 1825. Antes, esse colégio de órfãos funcionava na Igreja de São José de Ribamar, no Barbalho. Sabe-se que, em 1876, os estatutos desse estabelecimento permitiam manter no máximo 100 meninos. Manoel Querino foi um dos mais célebres professores desse Colégio.
Esse notável conjunto arquitetônico desenvolve-se em torno de um grande pátio, com alas em dois pavimentos. A entrada da capela possui galilé superposta por tribunas e o eixo da nave é paralelo à fachada. A pintura do teto é de José Teófilo de Jesus, feita 1826, cujo tema é a Anunciação da Virgem. Do mesmo autor são os quadros para altares alusivos a São Pedro de Alcântara, N. Senhora e Santíssima Trindade na capela mor e outros quadros. A talha atual dos altares, púlpito, tribunas e coro é neoclássica. O Salão Nobre possui mobília de jacarandá do século 19.
Missa na Igreja (foto Tatiana Azeviche).
Capela Mor
Acima, São Joaquim em desenho de J. Macadrai, feito entre 1880 e 1883, título original Hospice de la Charité à Bahia. Até o início do século 20, o mar chegava perto do Noviciado e o transporte até o local era feito principalmente por barco. A área em frente foi aterrada posteriormente.
Detalhe da Igreja de São Joaquim.
◄ Salvador
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Lapinha
Igreja de São Joaquim
Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim