Lagoa do Abaeté
A Lagoa do Abaeté é rodeada por dunas de areia branca, como cantada por Caymmi (A Lenda do Abaeté, 1954). O fato é bem interessante já que as areias das praias de Salvador são normalmente douradas.
Segundo Theodoro Sampaio, o nome "abaeté" tem origem tupi (abá-etê) e significa homem forte, ilustre, homem de bem (O Tupi na Geografia Nacional).
É uma paisagem natural e uma área de proteção ambiental das lagoas e dunas do Abaeté, enquadrada pelo decreto estadual № 351, de 22 de setembro de 1987. As dunas existem há milhares de anos.
Está inserida no Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, criado em 6 de agosto de 1980, pelo decreto municipal № 5.969, alterado pelo decreto estadual № 2.540 de 18 de outubro de 1993. Possui também o Centro de Atividades, o Museu Casa da Música, a Casa das Lavadeiras, quiosques, restaurantes e playgrounds.
A coloração escura da água tem haver com a vegetação nativa que envolve a Lagoa. Existem orquídeas, cajueiros e coqueiros. Tem uma profundidade de até cinco metros e sua fauna inclui peixes, camarões, pitus e cobras d’água.
O Abaeté tem também seu aspecto sociocultural. Aqui, comunidades religiosas baianas praticavam seus cultos. Ainda existem as oferendas para Oxum.
Quanto à segurança, o Parque Metropolitano conta, diariamente, com o efetivo de quatro policiais militares, dois trios do Esquadrão da Polícia Montada, dois guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e 36 guardas de segurança patrimonial.
Copyright © Guia Geográfico - Bahia, Atrações Turísticas Baianas. |
Vista parcial do Parque do Abaeté.
M. J. Marques
Lagoa do Abaeté
Divulgação
Divulgação