Dados e Informações do Estado da Bahia

 

O Estado da Bahia possui 417 municípios distribuídos em uma área de 565 mil km². Com mais 15 milhões de habitantes (2017), é o quarto mais populoso estado do Brasil. É o líder da economia no Nordeste e a capital, Salvador, é a maior cidade da Região.

Mais: Mapas Economia História Cultura Notícias.

 

Geografia da Bahia

Geograficamente, a Bahia situa-se no leste do Brasil. Passou fazer parte da Região Nordeste, em 1969. Antes, a Bahia era parte da Grande Região Leste.

A primeira aldeia da Bahia, ao estilo europeu, foi fundada, em 1503, em Porto Seguro. Foi também a primeira do Brasil, onde se instalou a primeira igreja e o primeiro hospital. Em Porto Seguro foi fundada a primeira vila da Bahia, em 1535.

Capital: Salvador, a primeira cidade e primeira capital do Brasil, fundada em 1549, mas cuja história documentada começa em 1501, com a instalação do padrão português e o batismo da Baía de Todos os Santos. Antes da Cidade do Salvador, havia a Vila fundada em 1536.

Gentílico: Quem nasce na Bahia é baiano, mas era bahiano (com "h") até os anos 1940, quando houve uma reforma ortográfica. Antigas instituições da Bahia ainda usam a grafia antiga, por tradição. O "h" permaneceu no nome do Estado, mas foi retirado da Baía de Todos os Santos, que lhe deu origem.

População: 15,3 milhões de habitantes (2017, estimativa IBGE). O quarto mais populoso estado do Brasil.

Área: 564.732 km², o quinto maior território entre os estados do Brasil. O litoral tem 1.183 km de extensão, o maior do Brasil.

Relevo: Planícies e planaltos predominam. O ponto mais alto é o Pico do Barbado, situado na Serra do Barbado, Chapada Diamantina, com 2.033 m de altura. É também o ponto mais alto do Nordeste. Na região, encontra-se ainda o Pico do Itobira com 1.930m.

Vegetação: Cerca de 70 % do território baiano encontra-se na região do semiárido. No sertão, a vegetação predominante é a caatinga. No oeste baiano, o cerrado predomina. A faixa litorânea abriga vegetação de Mata Atlântica.

Clima: Tropical, com menor precipitação de chuva no sertão e maior umidade no litoral.

 

 

 

 

Escadarias do Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Sousa, em Salvador, sede do governo baiano até 1979. O Palácio primitivo foi construído no mesmo local, em 1549 e era a sede administrativa e política do Brasil.

 

Bahia Turismo

 

Salvador Antiga

 

Mapa Fisico Bahia

 

Assembleia Legialativa

 

Mapas Bahia

 

Mapas Turisticos Bahia

 

Igrejas Bahia

 

 

Busca Temática

 

Bahia

 

Independencia Bahia

 

Imagens Bahia

 

A Assembleia Legislativa da Bahia, instalada no moderno Centro Administrativo, inaugurado nos anos '70, com projeto urbano de Lúcio Costa, o mesmo arquiteto que projetou Brasília.

 

 

 

 

Mapa Bahia

 

Palácio Rio Branco

 

Copyright © Guia Geográfico - Dados geográficos do Estado da Bahia.

 

 

 

Bahia Brasil

 

 

Bandeira Bahia

 

Bahia Turismo