História da Bahia

 

A historia da Bahia começa junto com a do Brasil e continua estreitamente ligada à história do País até a sua Independência.

Em 22 de abril de 1500, as caravelas de Pedro Álvares Cabral aportaram no litoral baiano. Assim, os europeus descobriram oficialmente o Brasil ou as terras do Novo Mundo que estavam do lado português do meridiano de Tordesilhas. Aqui se redigiu o primeiro documento oficial em solo brasileiro: a Carta de Caminha.

A Bahia foi a primeira capitania hereditária transformada em capitania real. Salvador foi a primeira capital do Brasil, fundada em 1549, por Thomé de Souza, o primeiro governador do Brasil. Foi a sede política e administrativa do Brasil até 1763, quando o Rio de Janeiro assumiu o papel de nova capital.

 

No fim do século 18 e início do século 19, a Bahia voltou a ter um papel fundamental no cenário nacional com relação às lutas pela Independência do Brasil. Na Bahia, os conflitos começaram meses antes de 7 de Setembro e terminaram meses depois.

 

 

Os brasileiros vencem os portugueses na batalha de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 25 de junho de 1823. Foi a primeira vitória importante do Brasil na Guerra da Independência. O Recôncavo era o principal reduto dos portugueses em solo brasileiro.

 

Na foto, detalhe da tela de Antônio Parreiras "O Primeiro Passo para a Independência da Bahia" 1930. Acervo do Palácio Rio Branco, em Salvador.

 

A partir dos anos '60, o estado retomou a prosperidade econômica com a exploração do petróleo no Recôncavo, a inauguração da hidrelétrica de Paulo Afonso e a construção da rodovia Rio - Bahia. Nos anos '70, chegou a industrialização, com o Pólo Industrial de Aratu e o Pólo Petroquímico de Camaçari. Hoje, a Bahia é o sexto estado mais rico do país.

Mais: Salvador no século 18 e História do Brasil

 

 

Bahia Turismo

Mais: Guerra de Canudos

 

Igrejas Salvador

 

Catedral Se Brasil

 

 

◄Bahia

 

 

Salvador Antiga

 

Historia Bahia

 

 

Independencia Bahia

 

História da Bahia

 

Bandeira Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações Históricas sobre o Estado da  Bahia