Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Historicamente, a Igreja da Ajuda é uma das mais importantes do Brasil:
• Foi a primeira igreja construída dentro dos muros da Cidade do Salvador, em 1549 (o município já possuía pelo menos outras quatro igrejas).
• Foi a primeira igreja dos jesuítas no Brasil, construída pelo Padre Manuel da Nóbrega.
• Foi a Igreja Matriz da paróquia de Salvador, em 1549.
• Foi a primeira catedral do Brasil, em 1552.
A história da Igreja da Ajuda tem muito haver com a história de Salvador. Assistiu pregações dos padres Anchieta, Antonio Vieira e Manuel da Nóbrega, o fundador. O segundo templo existiu por 363 anos, foi invadido pelos holandeses, no século 17, e demolido em 1912, para alargamento da rua.
A imagem de N.S. da Ajuda foi retirada da nau, a ela dedicada, que integrava a esquadra de Thomé de Sousa.
O terceiro templo, o atual, começou a ser construído em 1912, após a demolição do antigo. Em 1914, a arquitetura externa estava praticamente pronta, como registrado na revista A Illustração Brazileira (foto abaixo). Esse novo templo foi inaugurado em 6 de julho de 1923, com procissão solene, em que as imagens da antiga Igreja foram transladadas da Igreja de São Domingos Gusmão, onde estavam guardadas. O projeto é do arquiteto italiano Júlio Conti, em estilo neogótico manuelino. Seu interior é decorado com pinturas de Oreste Sercille com o auxílio do seu filho Bruno. Foram recolocados os velhos altares da antiga Igreja da Ajuda, que remontam aos séculos 17 e 18, e reinstalado o púlpito usado muitas vezes pelo Padre Antônio Vieira. Acredita-se que a imagem de Nossa Senhora da Ajuda seja a mesma trazida por Thomé de Sousa e que o confessionário seja o mesmo usado pelo Padre Anchieta.
Desde 1823, abriga a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz. Tombada pelo Iphan, em 1938, e restaurada em 2004.
Fica na Rua da Ajuda, Centro Histórico.
A nova Igreja em construção, em fotografia publicada em um suplemento da revista - A Illustração Brazileira, 6º ano, N. 128 - setembro de 1914.
Acima, a fachada da Igreja da Ajuda em 2012, com o monumento ao Padre Manuel da Nóbrega, fundador da Igreja, em 1549. Esse monumento, do escultor Pasquale De Chirico, foi inaugurado em 1943, no Terreiro de Jesus, e trazido para o local atual em 1999.
Embaixo, a igreja por volta dos anos '40 (clique para ampliar).
◄ Salvador
Interior da atual Igreja da Ajuda.
Copyright © Guia Geográfico - Bahia |
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda