Salvador Antiga

 

Em 1832, Charles Darwin visitou Salvador durante sua expedição no Beagle e descreveu em seu diário suas primeiras impressões da Cidade:

"Seria difícil imaginar visão tão magnífica. Requer a natureza para torná-la assim. Se fosse fielmente representada em uma imagem, um sentimento de incredulidade seria levantado [...]. A cidade é envolvida por um bosque luxuriante e situada em uma encosta íngreme com vista para as águas calmas da grande baía de Todos os Santos. As casas são brancas e nobres [...] com aparência leve e elegante. Conventos, pórticos e prédios públicos ressaltam-se à uniformidade das casas. A baía é ponteada com navios de grande porte. Em resumo, a vista é uma das melhores do Brasil. [...] O cenário não é nem mais nem menos que uma visão das Mil e Uma Noites, com a vantagem da realidade".

Darwin passou o Carnaval em Salvador, que já era então bem agitado, talvez um pouco demais para os ingleses. A parte mais negativa do Brasil, na época, era o trabalho escravo dos negros, que só foi abolido em 1888.

Antes de Darwin, esteve na Bahia, em 1699, o explorador inglês William Dampier, que só fez elogios a Salvador.

A escritora britânica Maria Graham, que visitou Salvador alguns anos antes de Darwin, também se impressionou com a beleza da Cidade.

Em 1859, o engenheiro inglês Ben Mulock relatou ao chegar em Salvador: "Eu nunca vi um lugar que me agradasse mais à primeira vista. Ela estende-se ao redor da baía, de forma crescente. A costa é alta e as casas erguem-se umas acima da outra [...], misturadas com bananeiras e coqueiros, tudo tão verde."

Nos séculos 17, 18 e parte do 19, Salvador era uma das mais importantes e maiores cidades da América. Seu patrimônio histórico e cultural elevam, hoje, a antiga capital da América Lusitana, ao patamar dos principais centros culturais do mundo, onde grandes eventos culturais ocorrem o ano inteiro.

 

 

Acima, a Cidade do Salvador, representada pelo pintor inglês Augustus Earle (1793-1838), que acompanhava a expedição do Beagle. No alto, vê-se o Theatro São João, que funcionou de 1812 a 1922, no local da atual praça Castro Alves. Embaixo, na parte central da imagem, estão as torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, inaugurada em 1765. À esquerda, pode-se identificar o Forte São Marcelo.

 

Salvador

 

Ladeira de São Bento no início do século 20. No alto, o Mosteiro de São Bento (edição Raphaël Tuck & Sons, London).

 

Farol Barra

 

Catedral Se Brasil

 

A Barra em 1928.

 

Centro Histórico

 

Salvador Antiga

 

 

Barra antiga

 

Ladeira São Bento

 

Igrejas Salvador

 

Catedral Basilica

 

Mapa Centro Historico

 

Cais Amarras

 

 

Panorama Mulock

 

Antiga São Pedro

 

Salvador Antiga

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Imagens Históricas.

 

Salvador Turismo